CNTRL

Marketing

Principais Insights sobre Marketing Político

||

Principais Insights sobre Marketing Político

Participei de um evento pioneiro aqui em João Pessoa, que reuniu os principais especialistas em Marketing Político para dois dias intensos de aprendizado. Os organizadores tiveram como principal motivação o fortalecimento do mercado local/regional e a profissionalização do setor. Por isso, gostaria de contribuir, mesmo que de forma modesta, destacando alguns insights (alguns dos quais podem parecer óbvios, mas, muitas vezes não são) que obtive durante as mesas e palestras:

1 – Cada vez mais fica evidente que não dá para estruturar um modelo único, uma espécie de “receita de bolo”, que funcione sempre, ou na maioria dos casos. O marketing político genérico, mesmo que seja tecnicamente bem feito (bonito e atraente), não dá resultados.

2 – Entre todas as diferenças no público-alvo, as características que mais separam os eleitores são o seu poder econômico e as diferenças geracionais.

3 – O WhatsApp se tornou uma ferramenta estratégica obrigatória, e quem não a utiliza de forma eficaz em campanhas eleitorais ou na gestão pública fica para trás.

4 – Pesquisa antes, durante e depois. Ela é o alicerce que sustenta qualquer estratégia.

5 – Não são os profissionais de comunicação que transformam alguém em um “outsider”. Para se tornar um fenômeno de popularidade “genuíno”, o candidato precisa ser autêntico.

6 – A presença online não é restrita aos jovens, e o mundo offline não é exclusivo dos mais velhos. Todas as gerações que votam estão online, as classes mais baixas ainda estão fortemente nos veículos de massa e o corpo a corpo impacta todo mundo, embora possam apresentar comportamentos distintos. (Vale a pena prestar atenção nas tias do WhatsApp e na galerinha do Twitter)

7 – Antes de pensar nos canais de comunicação (e no tráfego pago), é fundamental dedicar tempo à elaboração da mensagem/conteúdo.

8 – Escolher um “inimigo” por vez é essencial. Atacar o adversário errado pode ser uma falha irreparável.

9 – Ter uma equipe multifacetada e integrada é o que torna uma campanha bem-sucedida. Não adianta ter os melhores profissionais se eles não formam verdadeiramente um time coeso.

10 – Tente evitar erros, mas se acontecer, saiba agir rápido para mudar o rumo.

É isso, são percepções simples que pude extrair do que foi discutido durante esses dias e que podem ser relevantes para aqueles que desejam atuar nas próximas eleições.

Agradeço aos palestrantes faixa preta, como diz Juarez Guedes e Fred Perillo por todo conhecimento compartilhado.

Daqui, nossa equipe continuará aprofundando-se nas tendências e perspectivas desse mercado. (Central Comunicação)

Eu estava com saudades de escrever, e quem sabe, não voltarei mais por aqui!

CATEGORIAS

FALE COM A GENTE

vamos conversar 🙂